A Esquadra-Modelo do Bairro Militar insere-se no quadro do apoio do Gabinete da ONU para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) à Reforma dos Sectores de Segurança, Justiça e Defesa no país.
De acordo com um comunicado de imprensa da UNIOGBIS, a nova esquadra vai contar, numa primeira fase, com 34 agentes da POP, entre os quais sete mulheres. Os 34 seleccionados têm vindo a beneficiar de acções de formação contínua relacionadas com o serviço policial urbano, incluindo estratégias de policiamento de proximidade e protecção de grupos vulneráveis, designadamente mulheres e crianças, bem como investigação criminal e segurança rodoviária.
O lançamento da Esquadra-Modelo será presidido pelo Secretário de Estado da Segurança Interna e Ordem Pública guineense, Octávio Alves, e a cerimónia oficial de inauguração dos serviços terá lugar em Julho. Em todo o país estão previstas mais 12 Esquadras-Modelo, com o apoio do Fundo das Nações Unidas de Consolidacao da Paz.
A UNIOGBIS entende a abertura da nova esquadra como um exemplo do esforço do Executivo guineense na implementação dos planos nacionais de reforma do sector de segurança e as respectivas estratégias.
(c) PNN Portuguese News Network
Sem comentários:
Enviar um comentário